EVENTOS

 

Linux Install Party

Em Abril de 2007 o CoviLUG organizou uma Linux Install Party no decorrer da Tortosendo Lan Party 2007.

Cartaz:

 

Fotografias:

 

 

Linux Install Party

No dia 25 de Fevereiro de 2005 o CoviLUG, em parceria com o Núcleo de Informática da Universidade da Beira Interior organizou uma Linux Install Party no decorrer da LanParty v6.0.

Foram instaladas diversas distribuições de Linux em vários computadores, existindo uma boa adesão por parte dos participantes.

 

Cartaz:

 

Fotografias:

 

 

Conferência sobre GNU/Linux e Segurança Informática

Na tarde do dia 24 de Março de 2004, o CoviLUG organizou, a convite da Associação de Estudantes da Escola Secundária Campos Melo a Conferência sobre GNU/Linux e Segurança Informática, que decorreu no auditório dessa escola.

A Conferência foi composta por duas comunicações, tratando a primeira da filosofia Open Source, do sistema GNU/Linux nos dias de hoje e das suas vantagens e desvantagens.

Na segunda comunicação, que abordou a temática da segurança informática, não foi usada nenhuma apresentação, e falou-se sobre segurança em redes, protocolos, serviços e vulnerabilidades.

 

Cartaz:

 

Fotografias:

 

Apresentação:

 

 

I Conferência sobre Segurança Informática

No dia 4 de Dezembro de 2003 realizou-se, na Universidade da Beira Interior, a I Conferência sobre Segurança Informática, organizada pelo Grupo de Investigação Informática (GRIN).

Após a apresentação ao público do projecto GRIN, que mostrou os planos para o próximo ano, o CoviLUG fez uma pequena retrospectiva, onde se falou dos ideais do projecto e dos três eventos realizados no ano decorrido.

O evento foi coberto pelo urbi et orbi, o jornal da Universidade da Beira Interior.

 

Cartaz:

 

Apresentação:

 

 

XXI Encontro de Jovens Cientistas

Entre os dias 3 e 13 de Setembro de 2003 decorreu, no Colégio de Gaia, o 21º Encontro de Jovens Cientistas organizado pela Associação Juvenil de Ciência. No dia 8 de Setembro alguns membros do CoviLUG organizaram e realizaram o Grupo de Trabalho de Informática, cuja temática foi o sistema operativo Linux.

Após uma pequena palestra introdutória sobre o sistema GNU/Linux os participantes puderam ter um contacto mais directo com este sistema através da distribuição Knoppix, que posteriormente lhes foi dada para poder haver uma adaptaçao progressiva ao novo sistema operativo. Seguiu-se a instalação de Mandrake 9.1 e configuração da rede.

Por fim, explicaram-se os conceitos básicos de TCP/IP e foi mostrado aos participantes o porquê da necessidade de encriptação nas comunicações, mais especificamente, a diferença entre telnet e ssh, recorrendo ao sniffing.

 

Cartaz:

 

Fotografias:

 

Apresentação:

 

 

IX Encontro de Jovens Investigadores

No dia 13 de Abril de 2003 realizou-se na Escola Secundária Campos Melo, o 9º Encontro de Jovens Investigadores organizado pela Associação Juvenil de Ciência.

Alguns membros do CoviLUG ficaram responsáveis pelo Grupo de Trabalho de Informática. Após uma pequena introdução ao Linux, instalou-se nos computadores da escola Mandrake 9.1 e posteriormente configurou-se a rede. Os computadores daquela sala ficaram com Linux, o que é bastante bom para os alunos de informática, pois apenas um deles também tinha Linux.

 

Cartaz:

 

Fotografias:

 

 

LIP zero

No dia 2 de Abril de 2003 realizou-se na Escola Secundária Campos Melo, a nossa primeira LIP. O evento não foi uma LIP tradicional, mas contou com uma pequena apresentação introdutória ao Linux, demonstração da instalação e algumas máquinas a correr Linux.

A distribuição escolhida foi a Caixa Mágica 8.0 principalmente devido à facilidade de instalação e simplicidade para os novos utilizadores, bem como ser nacional.

Alguns membros levaram os seus computadores pessoais para mostrar a grande diversidade de software que existe, bem como o nivel de personalização que este sistema operativo permite.

 

Cartazes:

 

Fotografias:

 

Apresentação: